Orientações para as Audições de Seleção - OJ.COM
- As AUDIÇÕES DE SELEÇÃO serão realizadas à distância, através de gravações multimédia (vídeo).
- As audições serão constituídas por duas partes:
a) interpretação de excertos orquestrais determinados pelo maestro, específicos para cada instrumento. Estes excertos estarão disponíveis para descarga através de link: PASTA COM EXCERTOS ORQUESTRAIS
b) interpretação de obra à escolha do aluno;
- Recomenda-se o máximo de rigor interpretativo dos excertos orquestrais. A obra à escolha não precisa de ser uma obra completa, se ultrapassar os 5 minutos. A mesma serve para validar o nível técnico artístico e isso é possível num excerto da vossa obra escolhida entre as de referência do repertório do vosso instrumento.
- Para cada uma destas partes, deverá ser produzido separadamente um vídeo. Os 2 vídeos deverão ter a melhor qualidade possível de imagem e de áudio, e cada um deve ser realizado em take único, ou seja, sem qualquer edição multimédia. Os mesmos terão de ser publicados na plataforma Youtube, em modo “Não listado”. Qualquer vídeo inacessível aquando das audições de seleção, implicará a anulação de toda a audição do candidato.
- Após o encerramento das inscrições no dia 30 de setembro, cada Conservatório irá receber um ficheiro Excel com todos os alunos inscritos desse Conservatório. Desta forma, tomarão assim conhecimento quais serão os seus alunos inscritos para as Audições de Seleção. Caberá a cada Conservatório compilar todos os links de Youtube dos vídeos dos seus alunos, preenchendo a respetiva coluna do ficheiro Excel, e devolverem-no à organização do Estágio, até dia 31 de outubro de 2025.
- Os alunos de Flauta Transversal, Oboé, Clarinete e Fagote podem-se inscrever nos 2 instrumentos da respetiva família (Flauta e Flautim, Oboé e Corne Inglês, Clarinete soprano e Clarinete baixo, Fagote e Contrafagote, respetivamente), ou em apenas um deles. Se escolherem concorrer nos dois instrumentos, terão de enviar os vídeos com respetivos excertos de cada instrumento.
- Para os alunos de Violino que se queiram candidatar à função de Concertino, terão de fazer um vídeo extra, a responder às perguntas do questionário que está disponível na PASTA COM EXCERTOS ORQUESTRAIS. O mesmo também acontece para os alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, que queiram se candidatar à função de Chefe de Naipe. Os alunos de Violino podem-se candidatar quer à função de Concertino e de Chefe de Naipe de Segundos Violinos, para tal deverão enviar um vídeo específico separado, para cada entrevista específica. O Maestro irá nomear o(s) Concertino(s) e o(s) Chefe(s) de naipe, com base nestas entrevistas e no desempenho das respetivas audições dos excertos orquestrais e da obra escolha pessoal.
